quarta-feira, 8 de junho de 2011

ESSA HISTÓRIA DE CASAMENTO...



Juro que hoje não entendo porque as pessoas se casam. Casam-se por elas ou pela sociedade que exige? Você acha que não? Exige sim. Observe seus pais, vizinhos, conhecidos, amigos, parentes... Tudo que todos sabem perguntar quando você é um adolescente, é se está namorando. Já aconteceu com você? Comigo acontece até hoje. E olha que deixei de ser adolescente há tempos!
Acho que de tanto ouvir essa cobrança, de tanto ver minha tia empurrando meus primos ao casamento, que simplesmente coloquei na minha cabeça que esse negócio não é essencial a vida.
Arrumar um bom emprego, me estabilizar financeiramente, ser feliz comigo mesma e ser uma mulher bem sucedida é sim, o essencial. (casar é mais fácil, será?)

Não falo do amor, porque quando duas pessoas se encontram e compartilham de um mesmo sentimento e de uma vontade única e verdadeira de ficarem juntas e constituírem família, as coisas acontecem, sem a necessidade dessa quadrilha toda!
Mas essa quadrilha faz parte dos sonhos de muitas mulheres. Minha irmã mais velha mesmo era uma. Queria porque queria casar de véu e grinalda e subir as escadarias da nossa linda igreja Matriz da cidade de Santa Luzia, lugar onde moro há 20 anos. Realizou seu sonho, depois claro, de muita dor de cabeça e gastos. Graças a Deus, hoje ela tem uma vida conjugal estabilizada e ainda nos deu três lindas crianças para alegrar nossos dias.

Algumas pessoas acham que esses gastos valem à pena. Juntam dinheiro uma vida inteira só pra comprar enxoval e realizar o danado do casamento. Vestido de noiva, terno ou fraque para o noivo, dia de SPA para os dois onde inclui um bocado de presepada do tipo massagem, banho especial, alimentação saudável (só no dia), maquiagem, cabelo, unhas, depilação... Ufa! É muita coisa. E sem contar a festa! E nisso aí quando o casal acorda já foram vinte a trinta mil reais em um acontecimento que em muitos casos não dura um ano. Sobra nada pra lua de mel (que normalmente já tiveram há muito tempo! Rsrs).
Triste, eu sei. Vai entender a cabeça das pessoas. Acho que a festa e a cerimônia são mais para realizar um sonho da noiva e, sendo assim, chega ser mais importante que o próprio noivo.

Enfim, tudo que posso desejar, é que as pessoas levem mais a sério essa história de “felizes para sempre” sem se focar tanto nas lantejoulas e purpurinas que esse acontecimento proporciona. Que se case por eles mesmos e não para os familiares, amigos e sociedade em geral.

O amor não vem acompanhado de fogos, flashes e badaladas ensurdecedoras. O silencio o acompanha, num toque das mãos ou num olhar. E aquilo que surge entre duas pessoas, penso eu, tem de ser guardado com zelo, carinho e cuidado, para que seja verdadeiro e conseqüentemente duradouro.

Que sejam felizes para sempre! (acredita!)
Que seja "Eterno"!!! ;-D

O casamento é um edifício que deve ser reconstruído todos os dias.
(André Maurois)

3 comentários:

  1. Engraçado seu ponto de vista,no meu, o casamento é o seguinte:
    Duas pessoas se amam, com este amor vem o respeito, vem o compromisso e a responsabilidade.
    Quando uma pessoa é responsável pela outra vai protegê-la não acha? então casamos no civil, para que a pessoa que amamos não fique desamparada na minha falta, e junto com isto vem o respeito, respeito pela pessoa amada e pela sua familia e religião, então casamos na igreja, e é tão feliz estar junto que fazemos uma grande festa para comemorar.
    A festa de casamento só será um casamento se houver amor e cumplicidade. Case, case sem festa ou com festa; case somente para agradar aos pais do amado(a), isto é importante, mas proteja o amado e principalmente, só se case se for para sempre, menos que isto não case, nem viva junto sem casamento, não vale a pena.
    A Cerimônia de casamento é festa, o sacramento do casamento é o Amor. Quem Ama respeita e proteje.
    QUEM AMA CASA e se possível faz festa.

    ResponderExcluir
  2. O bacana mesmo da vida Lete, são os pontos de vista!
    Acho lindo o seu e gostaria, de todo meu coração, pensar da mesma forma.
    Sou fruto de um casamento bem sucedido, bem o sei. Meus pais sempre se amaram e assim foi até o desencarne do meu pai.
    Mas todas as pessoas são o resultado de suas vivências e experiências pessoais, o que hoje, me faz pensar dessa forma.
    Sou a favor e levanto a bandeira mesmo para o amor e para a união das pessoas, mas acho completamente desnecessário qqr tipo de manifestação pública que promova mais ao evento do que o sentimento em si.

    Espero que entenda meu ponto de vista, assim como entendo e admiro o seu.
    Obrigada por participar e deixar aqui a sua opinião, a voz que parte do seu coração.
    E assim a vida é composta, de opiniões.

    Bjão, linda!!
    ;-D

    ResponderExcluir
  3. casamento custa muito caro e dura muito poco, não vale nem à dispesa do comis e bbis... é mais barato tomé 1mas nu butikim com os brodi, no outro dia c tem somente 1 ressakinha e logo passa...a ressaca do casório dura alguns anos e é mala d aguentarrrrrrrrrrrrrr...

    ResponderExcluir