sexta-feira, 3 de junho de 2011

VIOLÊNCIA NÃO GERA AMOR


"Bem-aventurados os mansos, porque eles possuirão a Terra." (Mateus, 5:4)

Começo mencionando esta passagem do Evangelho, porque ontem assisti uma palestra onde o tema "A violência" foi comentado um bocado de vezes.
Toda vez que me movimento, que saio pela porta da minha casa e me direciono a algum lugar, reflito sobre o que corre a minha volta, assim como o efeito que isso causa em mim.
As palavras daquela expositora me fez pensar sobre a forma que levamos nossas vidas.
Mansidão? Onde está?
Bem-aventurados os mansos, já dizia o grande Mestre.
E então, fica a pergunta para os amantes da violência:
Onde ela leva?
Onde estão todas aquelas figuras da história que tiveram vitórias através da violência?
Alexandre magno, Júlio César, Gengis Khan, Napoleão, Mussolini e Hitler?
Onde eles estão agora?
Somente os ignorantes acham que vencerão na vida através da violência, seja ela física ou mental.
Sim, meus amigos! A mental.
Aquela que todos praticamos constantemente, no momento em que desejamos mau à outra pessoa, quando invejamos, menosprezamos ou odiamos.

Segundo Rodolfo Calligaris, "tempos virão, entretanto, em que as relações humanas dos terrícolas serão bem outras."

Ele ainda conclui dizendo que: "Sob o império do amor universal, cada qual verá em seu semelhante um irmão, cujos direitos lhe cumpre respeitar, e não um adversário contra o qual deva lutar; o egoísmo cederá lugar ao altruísmo, de sorte que todos se auxiliarão mutuamente em suas necessidades; e porque ninguém cuidará de elevar-se sobre os outros, mas sim de superar-se a si mesmo, em saber e moralidade, os fracos e os pacíficos já não serão esmagados nem explorados, inexoravelmente, como estamos habituados a presenciar..."

Passo por aqui bem rápido, somente para, junto de meus leitores, mudarmos nossa visão perante a vida, perante as pessoas, por mais que isso seja muito difícil.
A violência está embutida em nossas palavras, camuflada em nossos gestos e disfarçada de sorrisos.
Não há necessidade de agressão física, muita das vezes. A violência mental, machuca, fere muito mais.
Podem acreditar nisso.

Bju no coração de todos vcs e que possamos ter ao menos um milésimo da mansidão que criaturas como Jesus, Gandhi, Francisco de assis e Madre Teresa de Calcutá tiveram... 


"Bem-aventurados os mansos, porque eles possuirão a Terra."

(As citações foram retiradas do livro O Sermão da Montanha do autor Rodolfo Calligaris da Editora Feb)



Nenhum comentário:

Postar um comentário