quarta-feira, 25 de maio de 2011

A VIDA EM MEU NARIZ



Por incrível que possa parecer, a referência da minha vida está em meu nariz.
Uma vida inteira de momentos e sensações, memorizadas pelo olfato.
Se alguém me perguntar, direi que ainda trago na lembrança o perfume amadeirado da minha primeira professora e através dele, toda a minha infância fluirá sobre meus olhos como em um filme.
Lembrarei do cheiro da casa onde eu vivia, do feijão da minha avó paterna e da barriga do meu pai, quando eu me deitava sobre ela. Do cheiro da fumaça no fogão de lenha e de casa velha na roça do meu avô materno.
O perfume das flores, das pessoas e dos ambientes, é capaz de me trazer de volta a qualquer época. E sei, que algumas delas, nem consigo me recordar, ficando só a sensação.
Talvez seja até mesmo de uma outra existência onde se acumulou em minha alma todas as espécies de cheiros e perfumes, cada um representando um instante.
Fico admirada com os nossos sentidos e como são capazes de nos remeter momentos a muito esquecidos, escondidos em nossa memória!

Certo dia mesmo, estava sentada no quintal da minha casa, observando o nada.
Era fim de tarde e apenas um bom livro me acompanhava.
Senti uma brisa cortar-me e uma lembrança de um momento idêntico saltar diante de mim. Foi então que me peguei a pensar. De como sou movida pelo olfato. De como os cheiros bons ou ruins me trazem lembranças e influenciam minha vida.
Se encontro um frasco velho com um resto de hidratante e o seu cheiro, revejo lembranças vivas e muitas vezes, não faço a menor questão de revê-las. E por mais que eu adore aquele perfume ou aquele hidratante importado que era meu suvenir, logo me desfaço dele. Não quero lembranças ruins. E mesmo que nem sempre eu não consiga apagá-las de minha memória, também não quero nada que contribua para que ela volte a todo tempo.
O cheiro doce das crianças, do amante, da família... Sempre nos trarão lembranças. Sempre. Boas, ruins... O que se há de fazer? Enquanto seus sentidos funcionarem, você terá vida e enquanto tiver vida, terá recordações.

E segundo a baiana porreta, Ivete Sangalo: “Um cheiro pra vocês!” (risos)



Nenhum comentário:

Postar um comentário