terça-feira, 24 de maio de 2011

QUEM DISSE QUE CORAÇÃO NÃO DÓI?


Acabei de sentir uma fincada em meu peito, bem à altura do coração.
Num susto, pensei: _”Meu coração está doendo!”
E lembrei logo da frase de uma antiga professora do tempo de escolar que dizia: “Coração não dói!”
E meu coleguinha de sala chorava como se o mundo fosse se acabar e me olhava.
Eu, fria e indiferente aos meus nove anos de idade, só queria saber a causa daquele choro sofrido.

_ “Meu coração dói, professora!”
_ “Coração não dói, menino!” _ dizia ela enquanto o pobrezinho mantinha a mão no peito e se ruía em lágrimas.

Na hora eu não entendi nada do que estava acontecendo, só fui pra casa refletindo (eu já refletia) sobre a possibilidade de meu coração vir a doer também.
E quando cheguei em casa contei para minha mãe e ela também confirmou que coração não dói. O que pode ter acontecido foi ele ter excesso de ar correndo pelo corpo (e olha que isso dói mesmo!).
Mas depois que a gente cresce, a gente descobre que o coração realmente dói. Que não é mentira. Que os professores e nossos pais não sabiam de nada a esse respeito, senão, diriam o contrário.

Coração dói sim.

Dói quando você se depara com o primeiro amor não correspondido, quando você perde uma pessoa que ama, quando é traído, enganado, quando um filho te diz palavras de ofensa, quando nos decepcionamos e desiludimos, quando percebemos que o mundo não é como imaginamos, quando amamos mais do que devíamos, quando sofremos...
Dói sim. Nosso coração dói de uma forma que a dor chega realmente a ser física.
Precisei viver mais uns 25 anos pra saber a verdade. Para sentir na carne essa dor, da forma como ninguém gostaria. E assumo que ainda em vida terei muitas outras dores, isso é fato. Doer faz parte. Sofrer faz parte do nosso amadurecimento, de nossa evolução espiritual. Cada dor, um aprendizado.
Pena que às vezes, precisamos sofrer tanto para descobrir que estávamos no caminho errado. Uma pena. Mas enquanto formos ignorantes, teremos de passar por isso. Um caminho onde todos devemos passar, em graus diferentes, mas passaremos.
Só sei que hoje, sentindo essa fincadinha no peito, posso me lembrar do tanto que esse meu coração já sentiu e já doeu nesta vida. Mas essa dor me faz lembrar que tenho um coração e que ele ainda bate forte, vigoroso e pronto a se refazer após o próximo ataque.
Corações são feitos para isso mesmo, para sentir. Pra fazer acontecer.

Dizendo Wordsworth:

Graças ao coração humano que nos faz viver,
Graças à sua ternura, alegrias e temores,
A mais sincera flor que o vento sopra
Faz-me pensar pensamentos profundos
Demais até para as lágrimas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário