segunda-feira, 30 de maio de 2011

UM MUNDO DE POETAS


Estou lendo, maravilhada, as crônicas de Rubem Alves em O Retorno e Terno. Aconteceu num dia qualquer quando minha irmã chegou em casa com alguns livros em mãos. Folheei todos, comecei a ler alguns e acabei parando nesse. Sorte a minha. Adoro quando me deparo com bons textos e principalmente quando prendem a minha atenção acompanhado de uma forma poética no falar.

Muitos sabem que sou uma pessoa romântica. Sendo assim, as palavras e frases poeticamente colocadas me seduzem.
E foi o que aconteceu.
Apaixonei-me. Fui suavemente seduzida pelas palavras, mais uma vez. O Senhor Rubem Alves, me ganhou! (bem que ando precisada de um bom psicanalista! Rs)

Mas o que mais me fascinou foi não somente a forma como contava sobre seu cotidiano, mas os tantos poetas que ele menciona durante o desenrolar dos textos e isso só me fez refletir ainda mais de como é bela a forma como os poetas e filósofos vêem o mundo e a vida em geral.
O que por vezes passa despercebido por nossos olhos inquietos e perturbados do dia a dia, os dos poetas fotografam, memorizam e ganham um novo script. Um roteiro diferente daquele que eu escreveria ou que você escreveria.
As cores, formas, tamanhos e texturas são diferentes dos olhos comuns.
Eles descrevem a vida em sua magnitude que muitas vezes, não vemos. Simplesmente não temos tempo de ver!
Se olhamos para um jardim, não veremos tudo que os olhos dos poetas verão. Não nos emocionaremos e diremos que se trata apenas de umas plantas, vida vegetal, folhinhas, florzinhas, bichinhos... Ô!

Aí me pergunto: se mais da metade do mundo fosse repleto de poetas, como seria a vida?
Será que teríamos mais quadros pintados, mais artistas, mais canções ou quem sabe, mais amor?
Então me imagino num ponto de ônibus com um garoto me pedindo uns trocados recitando versos de Fernando Pessoa ou Vinícius de Moraes! Diria que o garoto é encantador ou que está maluco. No bem da verdade, ainda diria que ele queria me comprar com seus belos recitais!

Vejo que tudo enfim está perfeito, da forma como está.
O mundo precisa de homens objetivos e racionais pra que ele caminhe, assim como de poetas e sua sensibilidade para completar na parte que falta. E assim, o mundo ser perfeito.
O que nada impede, claro, de sermos um pouco poetas ao observar o mundo e suas belezas. Não custa nada! Amanhã você veste seu terno e volta pra vida real (só que mais leve e corado!)


Obs: Quem quiser conhecer as obras de Rubem Alves, basta acessar o site: www.rubemalves.com.br

2 comentários:


  1. Paredes de Aço
    Vivo em um mundo invisivel paredes de aço forjado para mim prender , uma caixa vidro para ser , meus sentimentos livres para sempre vai , um mundo de dor nunca conhece porque minha vida e uma estrada de curvas que levam a um destino a vida eterna
    Escritor : BOB STIWIR
    1856

    ResponderExcluir