domingo, 17 de abril de 2011

APRENDENDO A SER LIVRE


Uma vez escrevi um pequeno livro onde o tema central era "LIBERDADE". Liberdade de expressão, de sentir, de viver... liberdade!
Esse pequeno livro foi distribuído aos amigos em forma de E-book e hoje, faço questão de compartilhar um capítulo dele aqui, com vocês, meus amigo leitores.


SER LIVRE


“A prisão não são as grades, e a liberdade não é a rua; existem homens presos na rua e livres na prisão. É uma questão de consciência”, já dizia o sábio Mahatma Gandhi.

Ele sabia do que falava, pois vivenciava a verdadeira liberdade da qual falaremos aqui.
A princípio, tudo que dissermos lhe será um tanto assustador, ou talvez não. Não sei mesmo.
O que acontece é que cada ser humano tem sua própria idéia, seus conceitos, seus condicionamentos.
E neste caso, tudo que eu disser aqui pode parecer óbvio para uns ou um verdadeiro pesadelo para outros.

Falar em liberdade poderia ser mais fácil pra mim.
Sempre a desejei a minha vida inteira.
Mas como a maioria, eu a procurava nos lugares errados, eu a compreendia de forma errada.
Eu a fiz se tornar uma fixação e quando dei por mim, eu era ainda mais prisioneira.
Agora, da minha fixação.

Então, o que seria essa liberdade? Como buscar por algo que nem sei o que é?
Como posso saber como senti-la?
Quantas montanhas terei de escalar para ver se lá em seu topo eu a encontro?

Vamos dar pequenos passos.

Eu, como você, desejo muito ser livre.
E hoje eu sei que não adianta eu correr, pegar minhas malas e viajar, me aventurar, encarar o mundo.
Minha liberdade não está nas estradas físicas deste planeta.
A liberdade está dentro de mim.

Mas como posso encontrá-la? Você me pergunta.
Fácil não é.
Porque antes de ser livre, você terá de aprender a “libertar”.

Encerra aí o meu primeiro capítulo e ainda faço o meu comentário dizendo:

E libertar, amigos, é o passo mais difícil que qualquer ser humano pode dar.
Então, se você é uma pessoa que tem facilidade de se libertar de pessoas, coisas, situações e de libertar os outros pra que sigam seus caminhos, você é livre!!
Genial, não é? Também achei.
Só achei meio complicado.
rs..

Nenhum comentário:

Postar um comentário