terça-feira, 30 de agosto de 2011

VOCÊ ME CRITICOU? EU TE CRITIQUEI?


Sou muito crítica. E impaciente também.
Talvez seja por isso que minha visão de mundo chega a ser tão detalhista, assim como minha visão de pessoas e de mim mesma.
Uma vez crítica, faço de mim a principal vítima.
O que resulta numa necessidade imensa em ser exemplar em uma série de coisas e de buscar uma perfeição longe da realidade.

Mas admito que com os outros eu também pego muito pesado.
Tenho comigo que elas deveriam fazer aquilo exatamente como eu faria ou melhor!
De forma que me surpreendesse e maravilhasse, o que quase nunca acontece.

E porquê?
Por que as pessoas são diferentes.
Necessidades diferentes, pensamentos diferentes, visão de mundo completamente diferente.

Então ontem fizemos uma leitura ao acaso, como gostamos de fazer aqui em casa, do livro de André Luiz, psicografado por Chico Xavier chamado Sinal Verde.

É, se eu te contar, colega... a velocidade do tapa que recebi na orelha... você ficaria pasmo!

"Procure selenciar onde você não possa prestar auxílio."

Puxa vida, pra mim foi uma morte! E os meus palpites nem sempre corretos, onde ficam??
Guardados. Comigo.
Se minha opinião vai confundir e gerar discordia na vida daquele que me ouve, melhor nem abrir a boca.
Ok. Tentei. Tentando...

"Toda vez que criticamos alguém estamos moralmente na obrigação de fazer melhor que esse alguém a tarefa em pauta."

E é verdade. O que menos ou nada acontece, não é mesmo?
Criticamos a tarefa das pessoas, a forma como elas agem ou fazem as coisas e muitas vezes, não chegamos nem no chulé da capacidade dessa outra pessoa em fazer aquilo que ela faz de melhor. E ainda assim, criticamos, diminuimos.

As críticas construtivas serão sempre muito bem vindas, pois elas nos auxiliam no crescimento, no nosso amadurecimento nos tornando mais preparados para a vida.
As destrutivas agem como seu próprio nome: DESTROEM.
Nem todo mundo está preparado pra ouvir o que você tem a dizer ou pensa a respeito de qualquer coisa!
E na verdade, ninguém é obrigado a ouvir o que você pensa, se quer saber.

E o que se há de fazer:
Para os críticos como eu, a disciplina.
Aprender a hora em que deve falar e pensar exatamente em que falar, de forma que suas palavras ajude ao invés de diminuir.
Para os que são criticados, um favor: Aprendam a ouvir!
Por mais que seja péssimo ouvir opiniões alheias sobre seu comportamento ou algo que tenha realizado, entenda que algumas críticas são e muito necessárias. Porque jamais saberíamos onde estamos errando se não fosse a visão de fora, que vem das outras pessoas e se manifestam em forma de crítica.
Nem todas as críticas são ruins, aprenda a ouví-las e separar o que é bom do que não é.
O que não for bacana, você simplesmente joga fora!
Só não vale chorar riooooosss de amargura por causa de uma crítica, né?

Bjo no coração dos fofuxos!! ;-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário