quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

As pessoas não mudam, elas se revelam.


Você passa a vida inteira achando que conhece todas as pessoas com quem se relaciona. Você aprende a confiar nas pessoas desde criança quando precisa de seus pais pra tudo, pra andar, comer, te levar a escola e por aí vai.

Na adolescência você se apaixona perdidamente pelos novos amigos ou se isola completamente deles. Afinal, adolescência é uma fase muito estranha e fica difícil mesmo de falar a respeito ou usar como exemplo, né?
Mas é no colégio que você começa a descobrir os primeiros enganos, as mentiras, as traições e as "mudanças" nas pessoas.

Que coisa complicada é entender as pessoas!
Ainda vou buscar um cientista ou até trocar uma ideia com Deus pra ver se ele me esclarece a respeito da personalidade humana porque, eu juro, não entendo "patavinas".

Aí sua vida vai correndo e você vai observando as pessoas e tentando entender quem verdadeiramente são. Uma coisa é fato: você nunca saberá quem elas realmente são, então, NÃO INSISTA.
Elas são lindas com você por algum tempo e, em questão de segundos, tornam-se monstros daquela série que você detesta assistir na TV. Se modificam completamente. Se modificam? Isso é possível? Elas se modificarem ou ANTES usavam... máscaras?

As criaturas que chamamos de seres humanos que habitam este planeta são criaturas ainda em estudo. É possível que elas não se modifiquem ou talvez, que tenham vivido uma vida inteira carregando pesadas máscaras. Chega então, um momento e a tão colorida máscara cai, causando por vezes, alguns estragos.

Máscara cai ou VENDA CAI. Porquê?
Ah, porque você também tem culpa nisso, sabia? Você vive se iludindo, criando expectativas, vendo as pessoas através de seus próprios olhos e nunca através delas! Dessa forma, é fácil você se enganar. Você estava cego!

Diante dessa situação que havia acontecido comigo, sentei com minha irmã, psicóloga formada há séculos mas que não atua tanto na área quanto gostaria, e conversamos a respeito do meu espanto diante de estranhas reações de algumas pessoas. Eu só me perguntava: Porquê essa pessoa mudou tanto?

A resposta da minha irmã foi digna desse post:

"As pessoas não mudam, elas se revelam."

Elas apenas se mostram da forma que realmente são. Ninguém muda pra pior, por pior que seja a pessoa! Então se alguém teve uma crise ou agiu de uma forma estranha, mesmo que ela esteja passando por uma fase ruim, ela tem aquilo dentro dela. 

Minha irmã ainda acrescentou que as pessoas possuem várias personalidades, que isso é normal em ser humano mas, que algumas, se mantém do mesmo jeito até que seu calo seja pisado, seu ponto fraco seja cutucado. Nesse instante, a "fera se mostra". 

Mas é isso aí.
O jeito é você ir levando, criar menos expectativas sobre as pessoas, não se achar vítima de uma situação já que você também é culpado por ver o que quer, da forma que quer e é bom também ter um pouco mais de paciência porque, afinal, toooodas as pessoas são complicadas, usam máscaras e você também, bem que adora sair por aí, usando as suas, né?


4 comentários:

  1. Estive pensando nisso e clareei os pensamentos com este post! Valeu, parabéns!!

    ResponderExcluir
  2. Bacana o seu texto...Eu o descobri por conta de uma dessas conversas filosóficas que travamos inesperadamente numa situação inusitada: o quarto de um hospital. Obrigado pela reflexão...

    ResponderExcluir
  3. Muito bom seu texto visita meu blog www.homemtambemsofreporamor.blogspot.com

    ResponderExcluir