segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Sou capaz de perdoar?




Neste final de semana estava eu, na casa de uma querida e, em um determinado momento, o irmão dela ficou na sala e ligou a TV. O programa era religioso, eu não saberia dizer qual, afinal não sou acostumava a assistir programas com pregações na Tv. Mas, exatamente quando eu estava passando pela sala, o apresentador (pastor, num sei) dizia:

"Que possamos pedir desculpas àqueles que nos machucam. Que possamos PERDOAR aqueles que nos ferem e fazem mal."


Bom, devido ao eu ter ficado parada no meio da sala, o irmão dessa amiga ainda comenta comigo: 
"_ Como é difícil, né?"
E eu penso: 
"como é difícil!"

Certa vez, eu escrevi um livro que, infelizmente nunca foi editado, onde um dos personagens, um advogado, se viu obrigado pelo bom senso e falta de opção, a defender a mulher que havia assassinado seu melhor amigo. Ela estava enlouquecendo e, sua vida corria sérios riscos e se ele não a defendesse, por "amor ao próximo", ninguém mais o faria. 

Lembro de vê-lo questionar:
_ Porquê eu? Como posso perdoar? Como? 

E o personagem mais "iluminado espiritualmente" da trama respondia:
_ Nós erramos todos os dias, por muitas vezes e sabe lá por quantas vidas e, mesmo assim, Deus perdoa a todos. Porquê não nós, meros seres criados por ele, não podemos fazer o mesmo?


Ok, você irá me dizer que está longe de ser iluminado e que perdão é algo que passa longe da sua condição inferior e atrasada de ser humano! E eu digo: tudo bem, você quem sabe, afinal, perdoar é difícil mesmo, né?

Mas eu também poderia dizer que todos os anos, dias, semanas, minutos, nós aprendemos algo com a vida. Aprendemos a relevar muitas coisas porque, os anos nos ensinaram o que vale e não a pena.

Eu fui muito machucada recentemente, ferida, me sentindo humilhada e feita de idiota. Eu odiei, chorei, esperneei e me perguntei mil vezes: "porquê?". Foi então que eu consegui ver o outro lado da questão. Voltei pra mim, pra minha vida, pra quem eu sou e para o que quero dela. Eu entendi que, se eu odiar, se eu guardar esse sentimento ruim no coração, sou eu que irei sofrer e não o outro!

Perdoar não é fácil. Mas compreenda. Compreenda que o outro tenha suas dificuldades, suas infelicidades e que, lamentavelmente, desconhece o amor, os sentimentos bons, o bom senso... Com certeza sofre por não ter tudo o que você tem, toda sua estrutura de família, de personalidade, de caráter. 

Não se prenda a um sentimento negativo. O mundo gira e tudo aquilo que fazemos para o outro um dia voltará para nós! Perdoar deveria ser mais simples, mas, já que não é, releve. Deixa passar. Viva por você, pelo seu bem estar, não faça um movimento sequer que vá se arrepender depois. Não vale a pena!

Nenhum comentário:

Postar um comentário