sexta-feira, 18 de março de 2011

APENAS FANTASIA...

Estava eu, certa feita, sentada numa varanda em uma pousada, quando um livro pareceu brilhar para mim de cima de uma pequena mesa.
O livro era "Osho todos os dias - 365 meditações diárias" da Editora Verus.
Meus olhos logo brilharam por que tenho uma admiração particular por Osho.
Eram vários textos isolados, de forma que você ou pode ler um por dia ou abrir ao acaso.
Abri ao acaso.
Saiu a seguinte frase no cabeçalho da página:


"O dia em que você decidir não pedir as coisas de que você gosta e, em vez disso, gostar das coisas que acontecem, nesse dia você se tornará maduro."


Puxa vida!! Pareceu até que eu tinha sido esbofeteada umas 20 vezes!!
Era tudo o que eu precisava ouvir naquela hora em que eu insistia em não estar satisfeita com o meu dia ou com o que me acontecia.
Eu simplesmente não estava satisfeita com aquele agora e tudo que eu queria era qualquer outra coisa, mas que fosse do meu jeito e como eu gostaria que fosse.
Continuei a ler o texto, pois depois de rir muito de mim mesma, precisava continuar:

"Podemos sempre continuar a desejar aquilo de que gostamos.
Mas isso o deixará sempre infeliz, porque o mundo não segue de acordo com seus gostos e desgostos.
Não há garantia de que o que desejamos é o que a vida deseja também; não há garantia.
E a grande possibilidade é de que a vida esteja destinada a algo a respeito de que você nada sabe."

Levei na cara de novo...
Mas continuei:

"Quando algumas vezes acontece aquilo de que você gosta, você ainda não se sentirá muito feliz, porque tudo o que demandamos já o vivemos em fantasia.
Assim, já é de segunda mão!
Se você diz que gostaria que uma certa pessoa fosse o seu amante, em muitos sonhos você já amou essa pessoa.
E, se acontecer, a pessoa real estará abaixo da sua fantasia, ela será apenas uma cópia, por que a realidade nunca é tão fantástica quanto a fantasia.
Então, você ficará frustrado."

Meu Deus, o texto foi feito pra mim!!! _ pensei.
Mas cada dia chego a conclusão de que ele foi feito para um número muito grande de pessoas! rs..
É incrível como a frustração faz parte da minha vida!
E só depois de ler Osho foi que eu compreendi que realmente ele tem toda a razão.
Imaginamos demais, fantasiamos demais determinadas situações e pessoas que, quando elas acontecem, o real não é igual à fantasia. Sendo assim, sempre será "menos" do que aquilo que você imaginou!
Por isso lido com tanta coisa de forma superficial e muitas das vezes perco a graça rapidinho.
Me esquecendo de que ninguém nem nada é perfeito e nunca me contentando com a realidade.

Voltei a ler na esperança de que Osho me desse uma fórmula para resolver esse pequeno "probleminha" que faz tanta diferença no desenrolar da minha vida.
Então:

"Mas, se você começar a gostar daquilo que está acontecendo, se não colocar sua própria vontade contra o todo, se simplesmente disser "tudo bem" _ aconteça o que acontecer, você simplesmente dirá SIM _ Então nunca poderá ser infeliz.
Por que não importa o que aconteça, você sempre está na atitude positiva, pronto para recebê-lo e desfrutá-lo."

Obrigada a Osho e a tantos autores espiritualistas e filósofos da vida que me ensinam a viver melhor todos os dias!

2 comentários:

  1. Guardei no coração, de tão preciosas que me foram essas palavras!

    Obrigada por me proporcionar essas leituras ótimas amiga!

    ResponderExcluir
  2. Amiga, acredite que cada palavra mencionada neste blog vai primeiramente pra mim que vivo em conflitos todos os dias!
    E cada dia mais descubro quantas pessoas sofrem do mesmo mal...
    Qtas pessoas lutam e sentem como eu...
    Fico feliz que aquilo que me ajuda a melhorar esteja sendo bom pra vc tb.

    Bju no coração!

    ResponderExcluir