sábado, 30 de novembro de 2013

Que se dane essa de "seja forte"! Me deixe sentir. Eu preciso sentir.


Todo mundo diz que você tem de ser forte e você, até finge que é. Se olha no espelho todas as manhãs, fala pra você mesma que você lutou, venceu, que é mais um dia e que hoje será melhor do que ontem. 

Aí você senta em seu sofá surrado com uma dúzia de livros de auto-ajuda e devora-os! Acaba de ler e sai achando que o mundo é todo seu, que sua dor já foi vencida e agora é só seguir regrinhas básicas de comportamento de "não se estresse", "evite os sentimentos negativos que vivem em você" e outras tantas frases batidas nessa mesma linha. Daí você pensa por algumas horas que é feliz e que superou toda a sua dor, sua perda, sua raiva, decepção, mágoa. Você acha que se transformou, assim, como num passe de mágica, em questão de pouquíssimas horas!

Eu, particularmente, tenho infinita admiração por esses gurus, sábios que vivem em montanhas, em templos silenciosos dizendo: "consciência, consciência, consciência". Às vezes, falam "disciplina" também. Admiro todos eles e sua capacidade de lidar com os fatos que nos perfuram de frente sem ao menos serem atingidos. É sério. Sinto até inveja deles!

Sinto inveja porque, se eu pudesse encontrar uma forma de nunca permitir que o outro me moesse como 1 kg de acém fresco, eu o faria! Se eu encontrasse uma fórmula mágica de não permitir que o outro me atinja, eu beberia! 

Então eu penso em como seria bom eu ser livre.
Tão livre ao ponto de nada que você me faça, me atinja. Livre ao ponto de eu viver a minha vida sem se preocupar se atendo aos seus desejos, expectativas ou interesses. Livre ao ponto de ser apenas eu sem me preocupar em agradar você ou ser desejada e com milhares de homens correndo atrás de mim. 

Eu seria insuportavelmente LIVRE e essa sociedade idiota me deixaria pelos cantos, sabem porquê? Porque ela não quer alguém que ela não possa controlar e pessoas que não se controla são ameaças para esse mundo hipócrita em que vivemos!

EU NÃO SOU FORTE! Pronto.


Sou um ser humano, sou atingida, ferida, eu choro às vezes, você sabia?

Não, você não sabia porque você está muito ocupado em se preocupar consigo mesmo, com sua vida e com seu mundinho colorido. Mas e daí? 

Os problemas são meus, são seus e é você quem tem de resolver. Não é sua mãe e nem seu vizinho (mesmo que não faça o menor sentido seu vizinho entrar nessa história). 

E mesmo que você não seja forte, o sofrimento e a dor irão passar por você e mesmo que pense que não irá suportar você suporta, porque no fundo, a força vai passar por você. Mas enquanto ela não chega, vai chorar e bater um pouco a cabeça contra a parede e se debater contra o travesseiro antes de dormir, sem esquecer, claro, das tigelas de brigadeiro e da falta de banho porque todo mundo precisa sofrer e saber o quanto você está sofrendo!


Que se dane ser forte!
Só sinta o que tiver de sentir e deixe que a vida se encarregue do resto.


2 comentários:

  1. Cris,é isso aí!!
    Já viu uma cobra no rio? vai fluindo, sem barulho,o silêncio é a força, deixando-se levar...

    ResponderExcluir